A primeira comunhão é considerada uma das ocasiões mais santas e importantes na vida de um católico romano. Significa que essa pessoa recebeu o Sacramento da Eucaristia, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. A maioria das crianças católicas recebe a sua Primeira Comunhão quando tem sete ou oito anos de idade, porque esta é considerada a idade da razão. Outras podem receber a comunhão pela primeira vez sempre que tenham cumprido todos os requisitos da Igreja.
Para que alguém possa receber a comunhão, essa pessoa deve estar sem pecado e em estado de graça. Tradicionalmente, as crianças católicas jovens farão a sua primeira confissão, ou o Sacramento da Penitência, uma semana antes de receberem a sua Primeira Comunhão. No momento da confissão, a criança irá detalhar pecados e pequenos delitos a um padre e receberá uma penitência em troca. A penitência é geralmente várias orações a serem recitadas imediatamente após a saída do confessionário. Assim que a criança é absolvida do pecado, está pronta para fazer a sua Primeira Comunhão.
A confissão não é o único requisito para receber o Sacramento da Sagrada Eucaristia. O Sacramento do Batismo também deve ter sido recebido. Uma criança, ou qualquer pessoa, que não seja batizada, não pode receber a comunhão. Se a criança for batizada, geralmente começa a estudar para a Primeira Comunhão na primeira classe. As crianças que não frequentam a escola católica vão às aulas de catequese depois da escola ou nos fins-de-semana. Na maioria dos casos para crianças pequenas, devem ter pelo menos pelo menos dois anos de educação religiosa antes de poderem receber a comunhão pela primeira vez.
Há mais na primeira comunhão de uma criança do que um bonito vestido branco e uma festa familiar. Embora seja motivo de celebração, não é disso que se trata a ocasião. O evento significa que as crianças estudaram e compreenderam, na medida das suas capacidades, o mistério da transubstanciação, a mudança da substância do pão e do vinho comuns para a substância do corpo e do sangue de Cristo. Uma criança deve também ser capaz de distinguir entre o pão eucarístico e a comida normal.
No dia da primeira comunhão é normal haver uma celebração com amigos e familia na qual se oferecem lembranças de primeira comunhão aos amigos e familiares mais chegados como forma de agradecimento pela sua presença na primeira comunhão.
No dia da Primeira Comunhão, e sempre que receberem a comunhão depois, os participantes devem, por respeito ao corpo e ao sangue de Cristo, observar outra regra: Pelo menos uma hora antes de receberem o sacramento, devem jejuar, o que significa que não podem comer qualquer alimento. Beber água e tomar medicamentos, no entanto, são exceções. Após a Primeira Comunhão, os jovens católicos devem ir à igreja todos os domingos, e são encorajados a receber a comunhão frequentemente, mesmo semanalmente. Se alguém tiver faltado à missa dominical sem uma boa razão ou tiver cometido um pecado mortal, espera-se que essa pessoa vá à confissão antes de receber novamente a comunhão. A maioria dos católicos vai à confissão pelo menos uma vez por ano, normalmente durante a Quaresma.
A Primeira Comunhão Católica
A primeira comunhão é um dia muito importante e santo para as crianças católicas porque estão a receber, pela primeira vez, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Ao continuarem a receber a Sagrada Comunhão para o resto das suas vidas, os católicos tornam-se um com Cristo e acreditam que partilharão da Sua vida eterna.