Chegou a hora de falar sobre uma das possibilidades mais temidas nas viagens: lidar com percevejos! Essas criaturas têm uma péssima reputação e por boas razões. Se não estiver à procura deles, não os verá, mas se sentir falta deles, terá uma experiência seriamente irritante. Os percevejos vão deixá-lo com comichão, desconforto e um sem fim de coisas para limpar! Portanto, é uma boa ideia aprender um pouco mais sobre percevejos antes de viajar. A preparação é a melhor ferramenta!
Os percevejos são pequenos insetos que normalmente vivem em fendas dentro e ao redor dos canteiros. Geralmente ficam quietos durante o dia, mas saem à noite para morder a pele exposta e alimentar-se de sangue. Mantenha os olhos bem abertos porque até os percevejos adultos são pequenos. Eles são ovais, planos e crescem cerca de 5 mm de comprimento, do tamanho de uma semente de maçã. A cor dos percevejos pode variar entre castanho, vermelho e amarelo-escuro.
Não se esqueça dos ovos! Se tiver uma lupa consigo, será muito mais fácil encontrá-los, mas se não tiver, pode identificá-los se olhar com atenção. Uma dica útil para procurar os ovos é usar uma lanterna. Tem de procurar ovos brancos minúsculos, do tamanho de uma cabeça de alfinete. Não verá nenhum percevejo voando ou saltando longas distâncias. Eles movem-se de hospedeiro em hospedeiro rastejando. (Falando em rastejar, os percevejos podem expandir-se facilmente para outros lugares e pessoas, pois podem fazer uma casa com qualquer roupa, bagagem, roupa de cama e móveis.)
Como reconhecer as picadas de percevejo?
Se não tiver a certeza de que foi picado por percevejos ou outra coisa, procure estas características:
1. Mordidas em linha reta ou padrão em ziguezague.
2. Pequenas áreas planas ou elevadas que tendem a ficar vermelhas, inflamadas e com bolhas.
3. Essas picadas dão comichão!
4. Sentir uma leve sensação de queimadura antes de as marcas da mordida aparecerem.
Algo super importante a lembrar é que os sintomas das picadas podem não aparecer até o dia seguinte ou mesmo alguns dias depois e as reações às picadas variam de pessoa para pessoa. Isso significa que deve prestar atenção a todas as picadas que notar e não se lembra de ter recebido, pois, podem ser picadas de percevejos de dias anteriores.
Esteja ciente que algumas pessoas podem não ter nenhuma reação às picadas de percevejos. Isso não significa que não os tenha! Certifique-se de verificar minuciosamente esses bichos para não se tornar um hospedeiro disseminador.
Outros sinais de que tem percevejos
As mordidas não são a única maneira de saber se já tem percevejos. Existem outros sinais que permitem identificar se há uma infestação a ser tratada, incluindo:
• Os ovos!
• Pequenos pontos pretos ou cor de ferrugem no colchão podem ser fezes de percevejos.
• Conchas cutâneas de percevejos. Isso mesmo, eles trocam de pele conforme crescem!
• Manchas de sangue nos lençóis. Talvez tenha esmagado algum sem se aperceber.
• Um cheiro a mofo nos lençóis e no quarto em geral.
Se notar algum desses sinais, deve agir rápido.
Como prevenir o encontro com percevejos no Sudeste Asiático:
Não precisa de ter medo de se encontrar com percevejos enquanto caminha pelo Sudeste Asiático, deve apenas munir-se com conhecimento e uma atitude positiva. Existem coisas práticas que pode fazer para evitar uma infestação de percevejos nos seus pertences.
A escolha do hostel:
Quando estiver à procura, um dos pontos que deverá ter em conta é a existência de percevejos. O que precisa de fazer é ser inteligente na sua pesquisa:
Dicas úteis no hostel:
Em primeiro lugar, antes de colocar qualquer coisa na cama, ou dormir nela, deve fazer uma observação completa. Isso significa reservar algum do seu tempo para olhar para baixo da cama, ver todos os lençóis e cobertores, as bordas do colchão e em cada pequena costura, buraco e fenda (seus pontos favoritos). Lembre-se de estar alerta para manchas vermelhas e pretas, que podem ser sangue ou fezes!
Se encontrar manchas, cascas de pele de percevejos ou qualquer outra coisa que indicie a existência de insetos, peça para mover as camas imediatamente.
Certifique-se de fazer uma averiguação completa antes de se acomodar, eles podem esconder-se em lugares como interruptores da luz! Use uma lanterna para procurá-los. Percevejos são cegos e atraídos pelo calor (como o do seu corpo!).
Não os confunda com térmitas ou mosquitos-palha. As térmitas diferem dos percevejos, com três divisões claras nos seus corpos, não se alimentam de sangue, mas de madeira. Conseguirá identificar as diferenças entre percevejos e picadas de mosquitos-palha, vendo se o padrão é aleatório (mosquitos-palha) ou em linha reta (percevejos).