As melhores e piores maneiras de se ver livre dos pontos negros.
A acne vem em muitas formas, tamanhos e cores – e por vezes, a condição da pele não parece de todo uma falha óbvia.
Pegue nos pontos negros, aquelas manchas pestilentas de cor escura e cheias de graxa. Se já tentou espremer uma, provavelmente já se viu virado para baixo com um galo furioso, e imediatamente se arrependeu.
Então, qual é a melhor maneira de limpar a sua pele deste tipo de acne?
Primeiro, vejamos as causas e quem é mais propenso a desenvolver os pontos negros.
O que causa os pontos negros?
“Os pontos negros são causados por uma acumulação de sebo, óleo, células mortas da pele e possivelmente C. acnes (a bactéria que causa a acne) que estão presas no folículo piloso”, diz o Dr. Nazanin Saedi, o diretor do Jefferson Laser Surgery and Cosmetic Dermatology Center, que está sediado em Filadélfia. “Quando estas substâncias oxidam em contato com o ar, a abertura fica preta”, diz o Dr. Saedi.
A Dra. Kathleen Cook Suozzi, diretora do programa de dermatologia estética da Yale Medicine e professora assistente de dermatologia na Escola de Medicina de Yale em New Haven, Connecticut, revela que os pontos negros têm um termo médico: comedones. “Os comedones são a fase inicial da formação da acne”, explica a médica. “Quando o folículo se torna cada vez mais dilatado, pode romper-se e derramar o seu conteúdo na camada cutânea circundante, chamada derme, e isto pode desencadear uma resposta inflamatória”. Isto manifesta-se na pele como uma cápsula inflamatória – mais comummente referida como uma borbulha – um mal muito maior do que um ponto negro.
Os indivíduos com tendência para o acne são mais suscetíveis aos pontos negros, mas existe também uma predisposição genética, explica o Dr. Saedi. A Dra. Suozzi diz: “As influências hormonais também desempenham um papel, estimulando a produção de sebo (óleo de pele)”.
“Os poros dilatados também podem estar presentes em indivíduos com danos solares graves”, diz Suozzi. “Uma diminuição do suporte de colagénio da derme que rodeia o folículo piloso pode fazer com que os óstios (pequenas aberturas) pareçam maiores e mais dilatados. Um exemplo extremo disto está na condição Favre-Racouchot, em que os pacientes têm grandes pontos negros em áreas de pele danificadas pelo sol, particularmente à volta dos olhos”, diz ela.
As melhores maneiras de se livrar dos pontos negros.
Se já tem pontos negros, existem alguns métodos aprovados por dermatologistas para se livrar deles – e alguns deles são também preventivos.
– Usar Produtos com Ácido Salicílico:
Um ingrediente para eliminar os pontos negros é o ácido salicílico, um ácido beta-hidróxido que aumenta a rotação celular e desbloqueia os poros, diz Saedi.
– Adicione um Retinóide à sua Rotina:
Os retinóides, que estão disponíveis por prescrição médica (como Retin-A) e venda livre (Differin) são um método fiável para livrar a pele dos pontos negros.
– Considerar os Ácidos Alfa Hidróxidos
Os ácidos alfa-hidróxi, como o ácido-glicólico e o ácido-láctico, também são úteis, diz Saedi, mas ela afirma que o ácido salicílico é melhor para ajudar a desobstruir os poros.
– Optar por um tratamento profissional
Um dermatologista pode ajudá-lo a ver-se livre dos pontos negros. Os preços variam e podem variar entre algumas centenas de dólares até $1.500 ou mais, dizem os dermatologistas. Enquanto algumas pessoas estão satisfeitas com os resultados de um único tratamento, outras podem precisar de várias sessões para alcançar os resultados desejados.
As piores maneiras de se livrar dos pontos negros:
– Utilização de exfoliantes agressivos:
Embora os exfoliantes químicos (como os AHAs) possam ser úteis, Saedi sugere que se evite a exfoliação excessiva com um exfoliante com grandes granulados, como lhe terá sido ensinado quando era adolescente, quando esfregou manualmente os granulados na sua pele até ficar vermelha.
– Fazer extracções manuais
Pode transformar o seu ponto negro num estado de pele muito mais grave. Tenha em mente que quanto mais próximo um ponto negro estiver da superfície da sua pele, mais seguro é apertar.
– Passando aos Dispositivos de Aspiração
Técnica que promete sugar o sebo dos poros pode parecer atraente, mas estes produtos podem fazer mais mal do que bem.
Como prevenir os pontos negros na sua pele:
Para manter os pontos negros à distância, Suozzi recomenda retinóides tópicos ou orais, incluindo medicações de prescrição como tretinoína ou Retin-A. “Recentemente, um retinoide de alta intensidade apenas disponível por prescrição, chamado adapalene ou Differin, tornou-se disponível em venda livre para o tratamento da acne comedonal”, diz ela. “Em casos de acne comedonal mais grave, os pacientes podem necessitar de tratamento com retinóides orais, tais como isotretinoína, ou Accutane”. Saedi acrescenta que os exfoliantes químicos também podem ser eficazes, mas ela não é a favor de exfoliantes porque podem causar irritação.
A reter sobre Prevenção e Tratamento de Pontos Negros:
Embora possa ser quase impossível resistir à tentação de extrair esse ponto negro com os seus próprios dois dedos, esforce-se ao máximo para o deixar em paz.
“O melhor tratamento é a prevenção”, diz Suozzi. Procure a ajuda de alguns ingredientes eficazes – por exemplo, retinóides, agentes de dupla acção que não só ajudarão a tratar a condição da pele, mas também impedirão a formação de novos pontos negros, ou, marque uma consulta com o seu dermatologista para um tratamento profissional.